sábado, 1 de março de 2008

Olga fala de Oxóssi


Como pode ser Oxóssi o mesmo São Jorge, visto que São Jorge foi rei da Inglaterra e viveu na Idade Média, enquanto Oxóssi foi muito anterior à Antiguidade Clássica e nunca viveu na Inglaterra? Esta questão de tempo, de Roma para a África, é questão que nós não podemos dizer a respeito de idade, porque, dentro da divindade Jesus Cristo, ou o Sacrifício, tem todas as divindades, com todos os nomes. É como na África. Os africanos plantaram pedras, árvores, ferro, uns, na água, outros, no fogo, no vento, e empregaram o mesmo nome: um Oxóssi, outro Xangô. Então, você vê a característica de Oxóssi, que é um caçador, na parte da África. Cada um usa uma ferramenta, cada um usa uma coisa. E este São Jorge de que você está falando, tem a simbolização de quê? De uma caça, que foi uma serpente, não é isso? Ele representa um lançador, que é o desencanto. Também, o da África tem aqueles ferros, aquele arco e uma lança, como Obaunlu tem e foi sacrificado também com uma cobra muito grande que ele não chamava de serpente, chamava aricoã. Foi o mesmo sacrifício que Oxóssi fez na África, na beira de um lago, com uma lança, porque aquela cobra ia fazer mal pra ele, e ele, com o oder que tinha, lançou a cobra, e a cobra se enrolou na lança.

Você encara isso como uma transposição de espíritos, em épocas diferentes? Encaro, não como um espírito qualquer, mas um espírito que seja elevado, para ser um Orixá, e que vem fazer o bem no mundo, no corpo de uma pessoa.

O sincretismo, por exemplo, Oxóssi-São Jorge, é uma consequência da colonização? Aqui no Brasil, quando eles chegaram, não podiam trazer nada. Então, eles faziam os sacrifícios escondidos. Iam para a Igreja, não porque fossem obrigados, mas, muitos, como meus antepassados contavam, iam para a Igreja, para levar os senhores. Então, eles não tinham a quem implorar, não tinham em quem ter fé. Eles tornaram a fé num simbolismo, como você vê, Nossa Senhora da Conceição, São Jorge, São Jerônimo. Quando eles chegavam lá, iam ver na Bíblia por aqueles mesmos sacrifícios, faziam comparação, acendiam velas no chão, correspondentes ao Deus, que é um só.

Nenhum comentário: